Translate

SOLO / SUBSTRATO DO BONSAI

Está aí um assunto que levanta opiniões entre os grandes cultivadores de bonsai.
Chamamos de substrato, a mistura de diferentes tipos de solo, no intuito de se obter um composto que seja considerado ideal, ou seja, um que não encharque e fique compactado demais, dificultando o trabalho das raízes e sua respiração, nem um que drene em excesso e que seque facilmente, podendo causar a desidratação da planta num pequeno lapso de descuido.
Cheguei a encontrar substratos duros como tijolo de tão compactado, e outros absurdamente pobre em material orgânico, composto praticamente por pedriscos e areia. Em ambos os casos, a condição das plantas era sofrível.
Na natureza árvores miniaturizadas, encontram-se nessas condições por estarem localizadas em áreas que normalmente apresentam solo com poucos nutrientes e sujeitas as mais variadas intempéries do clima. Ou seja, sujeita a ventos, frio,etc. Condições que dificultam seu desenvolvimento.
Como nossos bonsais já sofrem limitações de desenvolvimento pelo espaço restrito, podas constantes de raízes e folhas, acredito que não haja necessidade de reproduzirmos um solo absolutamente pobre, como por exemplo no cerrado ou locais com muitas pedras.
No Brasil encontramos os mais variados tipos de solo, desde riquíssimos até muito pobres para sua utilização na agricultura. A variação de pH também é outro fator a se considerar visto que algumas espécies como por exemplo a caliandra não gostam de solo alcalino. Um pH próximo do neutro (7,0), costuma agradar a todas as espécies. Existem medidores de pH do solo.
Veremos agora os tipos de solo encontrados e que podem ser utilizados nas misturas do substrato:
- Terra Preta: muito rica em matéria orgânica, extremamente fértil, porém de origem argilosa. Por possuir praticamente matéria orgânica e baixa quantidade de matéria mineral, possui uma drenagem ruim, podendo ser facilmente compactada.
- Terra Vermelha: terra argilosa, com fertilidade baixa e de fácil compactação.
- Terra Marrom: fértil e com razoável drenagem.
- Areia: a que utilizamos no substrato é a de rio, grossa.
- Pedrisco ou Cascalho: de origem mineral, tem a função, assim como a areia de impedir a compactação da raiz pela terra.
- Argila Arenosa: composta por parte de argila e parte de areia, tem uma boa drenagem e mesmo assim consegue reter água. Entretanto é pouco fértil.
- Turfa ou Lama Preta: material sedimentado abaixo d´água, de origem vegetal decomposta ou em processo de decomposição. Extremamente fértil e com alto poder de retenção de água.
Com estas informações, as pessoas das diferentes regiões poderão formar um substrato que funcione e que seus componentes sejam encontrados em sua localidade.
Por morar em uma cidade considerada grande e próxima a grandes centros, particularmente não encontro dificuldades em obter qualquer tipo de componentes para a formação do meu substrato. Particularmente, prefiro substratos um pouco mais ricos em matéria orgânica. Isto faz com que os períodos de rega fiquem mais espaçados, existe uma menor chance de ressecamento do substrato e por ser rico, a utilização de adubos se torna menos importante. Porém, devo estar atento á compactação e ao cuidado para evitar o encharcamento.
Utilizo 60% de terra preta de boa qualidade, 10% de húmus, 20% de areia e 10% de pedrisco.
O cultivador e expert Fábio Antakly Noronha, em seu livro Cultivando Bonsai no Brasil - editora escrituras, nos fornece uma interessante ¨receita¨de substratos, que exponho abaixo.

Misturas para Coníferas:
Mistura 1:30% de húmus, 20% de terra marrom, 30% de areia grossa, 20% de pedrisco.
Mistura 2:50% de terra preta, 50% de areia grossa.
Mistura 3: 40% de terra preta, 10% de terra vermelha, 50% de areia grossa. 

Mistruas para Frutíferas, Floríferas e demais espécies:
Mistura 1:10% húmus, 60% de terra preta, 20% de areia grossa, 10% de pedrisco.
Mistura 2: 70% de terra preta, 30% de areia grossa.
Mistura 3: 10% de húmus, 50% de terra preta, 10% de terra vermelha, 30% de areia grossa.

Alguns criadores costumam adicionar ao substrato, uma porção de tijolo moído. O tijolo além de escoar bem a água, ao encharcar-se retém umidade.
Cultivadores mais experientes, quando desejam o mínimo crescimento de suas árvores, substituem toda a matéria orgânica (terra preta e húmus) por esfagno (espécie de líquen) seco. Com isto, obtém um composto bastante pobre em nutrientes. Alimentam suas árvores apenas com adubos químicos, e com isto controlam o crescimento. A administração de apenas adubos químicos é questionável, requer experiência, controle e atenção redobrada. O excesso matará o bonsai, além de que poderá acidificar demasiadamente o solo.
Outros produtos podem ser acrescentados ao composto que formará o substrato do bonsai:
- AKADAMA: além de reter umidade, fornece bom arejamento às raízes, favorecendo seu crescimento;
- CINASITA: é a argila expandida, ajuda a reter umidade.
- VERMICULITA: è um mineral formado por silicatos hidratados de alumínio e magnésio, que contém ar em seu interior. Funciona como condicionador do solo, serve para conter nutrientes no solo, além de ser útil para a retenção de água em solos muito permeáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário