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ESTÉTICA e ESTILOS


O PRIMEIRO ESTILO
Mário Alberto Garcia Leal.

Em uma exposição vários amigos mostravam e passavam um pouco da Arte Bonsai aos atentos visitantes quando, entre estes, aparece um conhecido bonsaísta que passa a fazer críticas a cada árvore que via.
- Este "Jin" está mal-feito; a aramação deveria começar aqui; aquele vaso está muito grande para aquela planta...
Continuou implacável até chegar a uma árvore onde sua fúria apareceu por inteiro.
- Mas o que é isto?! Uma árvore como esta não deveria estar em nenhuma exposição! De quem é?- perguntou.
- É do Sr Terada - respondeu um dos participantes, e enquanto respondia foi em direção ao dono da árvore e o chamou:
- Sr. Terada, fulano quer vê-lo e certamente ouví-lo.
Tranqüilo o Sr. Terada, 68 anos, levantou-se de onde estava atendendo ao chamado.
- Como?! - pergunta o crítico - como o Senhor tem coragem de trazer uma planta como essa a uma exposição?

- Não, não tive coragem, - responde calmamente - tive receio.
- Receio, realmente é o que se deve ter ao trazer uma árvore como esta a uma exposição. - atacou mordaz o crítico.
- Não, o Senhor não entendeu, - respondeu - não tive receio de trazê-la, meu receio é que não entendessem o "PRIMEIRO ESTILO".
- O Senhor vai me perdoar, mas, tenho certeza que entre todos os que aqui se encontram, ninguém conhece o "PRIMEIRO ESTILO". - contra ataca vitorioso o crítico.
- Se assim for, - responde com ar de tristeza o Sr. Terada - precisaremos começar tudo de novo, pois o "PRIMEIRO ESTILO" que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA. - e, valorizando a quem de fato não tinha valor, completa - Nem mesmo o Senhor.

Virou-se e voltou calmamente para seu o lugar.


Os aspectos listados a seguir são apenas acréscimos às técnicas de desenvolvimento, delas desligados, mas constituindo parte integrante da concepção geral das árvores.

A idade da árvore – No bonsai o fator idade é bastante relevante. Muitas vezes torna-se difícil determinar a idade exata de um bonsai. Entretanto, a idade real não é fundamental.
Em bonsai o que prevalece é a idade que a árvore aparenta ter. O verdadeiro artista é aquele que consegue, através de técnicas, “envelhecer” uma planta jovem.

Postura do tronco – Quando plantada em ângulo a árvore parecerá mais velha, pois as jovens são verticais. Com exceção do estilo ereto formal (Chokkan), quanto mais mudanças, mais aparece o conhecimento do artista, desde que sem exageros.

Postura dos galhos – As árvores jovens possuem galhos do tipo vassoura, já que estão propensas à verticalidade. Os galhos das árvores mais velhas curvam-se para baixo,elevando-se apenas seus terminais. As copas das árvores mais velhas são arredondadas ou planas.

“JIN” – Jin é um galho ou uma ponta de um tronco que, por algum acontecimento natural, morreu e ficou seco na árvore. Muitas vezes cai um raio e queima um galho e ele permanece ali. O Jin viria a ser como os cabelos brancos dos homens, aquilo que nos dá a idade.
São“os cabelos brancos” na planta que irão ajudar ao observador para que ele veja e perceba uma planta mais velha.

“SHARI” – A palavra Shari vem do indiano, significa cinzas sagradas de um Buda. O Shari dentro do bonsai é quando um tronco, por algum motivo também natural, perde parte da casca.
Geralmente, quando um galho cai, seu próprio peso arranca parte da cortiça, da casca da árvore. Isso também é uma marca que dá à planta, uma imagem mais velha.

“URO” – Uro é um buraco na planta onde geralmente vivem os pássaros ou esquilos.
Normalmente esse buraco indica que ali existia algum galho que, por algum motivo, apodreceu e fez-se surgir uma concavidade. O Uro também dá ao tronco, característica de velhice, de antiguidade.

“SABAMIKI” – O Sabamiki significa um tronco oco pela ação do tempo e em decorrência do apodrecimento de parte lenhosa do caule.

Superfície do solo – O solo do bonsai assume uma aparência mais antiga quando coberto por musgos de delicada textura. Os contornos do solo podem variar combinado com o estilo da planta. Deve-se evitar os excessos, que além proporcionarem uma aparência artificial, tornam o solo impermeável, pois a água das regas tende a escorrer sobre o musgo.

Quando vemos os mais variados estilos de bonsais, devemos recordar que a arte bonsai implica em reproduzir o que ocorre naturalmente na natureza, através de intervenções manuais.
O vento, a neve,dificuldades climáticas, condições geográficas e geológicas, o solo, a altitude, a quantidade de chuva e o sol, são os fatores naturais que determinam a forma adquirida pelas árvores.

Bonsais na Natureza:




















Fonte das Imagens: AIDO BONSAI




Bonsais Domésticos:

Estilo de Bonsai Hokidachi (vassoura)


Estilo de Bonsai Vassoura


Hokidachi 
O estilo vassoura é adequado para árvores de folhas caducas com ramificação fina extensa. O tronco é reto e na posição vertical e não continua até o topo da árvore; ele se ramifica em todas as direções até cerca de 1/3 da altura da árvore. Os ramos e as folhas formam uma coroa em forma de bola, que também é uma vista impressionante durante os meses do inverno.



Estilo de Bonsai Ereto Formal

Chokkan 
Estilo de Bonsai Chokkan (ereto formal)
O estilo ereto formal é uma forma muito comum de Bonsai. Este estilo frequentemente ocorre na natureza, especialmente quando a árvore é exposta a grande quantidade de luz e não enfrenta o problema de árvores concorrentes. Para este estilo, o afilamento do tronco de crescimento ereto deve ser claramente visível. O tronco deve, portanto, ser mais grosso na parte inferior e deve ficar cada vez mais fino com a altura. A cerca de 1/4 do comprimento total do tronco, a ramificação deve começar. O topo da árvore deve ser formado por um único ramo; o tronco não deve alcançar toda a altura da árvore.


Estilo de Bonsai Moyogi (ereto informal)



Estilo de Bonsai Ereto Informal

Moyogi 

O estilo ereto informal é comum tanto na natureza quanto na arte do Bonsai. O tronco cresce na vertical mais ou menos na forma de uma letra 'S' e em cada curva ocorre ramificação. O afilamento do tronco deve ser claramente visível, com a base do tronco mais grossa do que a porção mais alta.



Estilo de Bonsai Shakan (inclinado ou oblíquo)

Estilo de Bonsai Inclinado

Shakkan 

Como resultado do vento que sopra em uma direção dominante ou quando uma árvore cresce à sombra e deve se dobrar em direção ao sol, a árvore vai inclinar-se em uma direção. Com Bonsai, o estilo inclinado deverá se desenvolver em um ângulo de cerca de 60 a 80 graus em relação ao solo. As raízes são bem desenvolvidas de um lado, para manter a árvore de pé. No lado para o qual a árvore é inclinada, as raízes claramente não são tão bem desenvolvidas. No lado para o qual a árvore é inclinada, as raízes são claramente não tão bem desenvolvidas. O primeiro galho cresce oposto ao sentido da árvore, a fim de criar uma sensação de equilíbrio visual. O tronco pode ser ligeiramente curvado ou completamente reto, mas continua a ser mais grosso na parte inferior do que na parte superior.




Estilo de Bonsai Kengai (cascata)


Estilo de Bonsai Cascata

Kengai 

Uma árvore vivendo na natureza em um penhasco íngreme pode dobrar-se para baixo como resultado de vários fatores, como neve ou queda de pedras. Estes fatores fazem com que a árvore cresça para baixo. Com o Bonsai pode ser difícil manter uma árvore crescendo para baixo, porque a direção do crescimento se opõe à tendência natural da árvore de crescer na posição vertical para cima. Os Bonsai tipo cascata são plantados em vasos altos. A árvore deve crescer na vertical para cima por um trecho pequeno, mas, em seguida, dobrar-se para baixo. A copa da árvore geralmente cresce acima da borda do vaso, mas os ramos subsequentes se alternam à esquerda e à direita nas partes externas das curvas de um tronco em forma de ‘S’. Estas ramificações devem crescer para fora horizontalmente, a fim de manter o equilíbrio da árvore.




Estilo de Bonsai Han Kengai (semi-cascata)

Estilo de Bonsai Semi-cascata

Han-kengai 

O estilo semi-cascata, assim como o estilo cascata, é encontrado na natureza em penhascos e nas margens de rios e lagos. O tronco cresce na vertical por uma distância pequena e depois se curva para baixo/lateralmente. Ao contrário do estilo cascata, o tronco do semi-cascata nunca crescerá abaixo da parte inferior do vaso. A copa geralmente fica acima da borda do vaso, enquanto as ramificações subsequentes ocorrem abaixo da borda.



Estilo de Bonsai Bunjingi (literati)


Estilo de Bonsai Literati

Bunjingi 

Na natureza, este estilo de árvore é encontrado em áreas densamente povoadas por muitas outras árvores e a concorrência é tão feroz que a árvore somente pode sobreviver crescendo mais alto que todas as outras à sua volta. O tronco cresce tortuoso para cima e é completamente sem ramificação, porque o sol só atinge o topo da árvore. Para se certificar de que ele pareça ainda mais resistente, alguns galhos são "Jineados" (sem casca). Quando a casca é removida de um lado do tronco, o tronco é chamado de "Shari". A ideia é demonstrar que a árvore tem que lutar para sobreviver. Estas árvores são muitas vezes colocadas em pequenos vasos redondos.




Estilo de Bonsai Fukinagashi (varrido pelo vento)




Estilo de Bonsai Varrido pelo Vento

Fukinagashi 

O estilo varrido pelo vento também é um bom exemplo de árvores que devem lutar para sobreviver. Os galhos, bem como o tronco, crescem para um lado como se o vento estivesse soprando a árvore constantemente na mesma direção. Os galhos crescem de todos os lados do tronco, mas, no final, todos serão curvados para um lado.


Estilo de Bonsai Sokan (tronco duplo)

Estilo de Bonsai Tronco Duplo

Sokan 

O estilo tronco duplo é comum na natureza, mas na verdade não é tão comum na arte do Bonsai. Geralmente ambos os troncos vão crescer de um único sistema de raízes, mas também é possível que o menor tronco se desenvolva a partir do tronco maior logo acima do solo. Os dois troncos vão variar em diâmetro e comprimento, o tronco mais grosso e mais desenvolvido cresce quase na vertical, enquanto que o menor tronco vai crescer um pouco inclinado. Ambos os troncos contribuirão para uma única coroa de folhas/copa.

Estilo de Bonsai Kabudachi (múltiplos troncos)


Estilo de Bonsai múltiplos troncos

Kabudachi 

Em teoria, o estilo múltiplos troncos é o mesmo que o estilo tronco duplo, mas com 3 ou mais troncos. Todos os troncos crescem de um único sistema de raiz, e é verdadeiramente uma única árvore. Todos os troncos formam uma coroa de folhas, em que o tronco mais grosso e mais desenvolvido forma o topo.

Estilo de Bonsai Yose Ue (floresta ou plantio em grupo)


Estilo de Bonsai Floresta

Yose-ue 

O estilo floresta se parece muito com o estilo multi-tronco, mas a diferença é que ele é composto de várias árvores em vez de uma árvore com vários troncos. As árvores mais desenvolvidas são plantadas no meio de um vaso grande e raso. Nas laterais, algumas árvores menores são plantadas para contribuir para uma única coroa. As árvores são plantadas não em linha reta, mas em um padrão escalonado, pois desta forma a floresta vai parecer mais realística e natural.


Estilo de Bonsai seki Joju (raiz abraçada à rocha)

Estilo de Bonsai raiz abraçada à rocha

Seki-joju

Em terreno rochoso, as árvores são forçadas a procurar um solo rico em nutrientes com suas raízes, que podem frequentemente ser encontradas em fendas e buracos. As raízes ficam desprotegidas até que atinjam o solo, onde devem se proteger do sol: uma casca especial cresce em torno delas. Com Bonsai, as raízes crescem sobre uma rocha dentro do vaso, de forma que cuidar desta árvore não é muito diferente de cuidar de qualquer outro estilo.



Estilo de Bonsai Ishisuki (crescimento em rocha)




Estilo de Bonsai crescimento em rocha

Ishisuki 

Neste estilo, as raízes da árvore estão crescendo nas fendas e buracos da rocha. Isto significa que não há muito espaço para as raízes se desenvolverem e absorverem nutrientes. As árvores que crescem em rochas nunca vão parecer realmente saudáveis. Portanto, deve ser visível que a árvore tem que lutar para sobreviver. É importante adubar e regar com frequência, porque não há muito espaço disponível para armazenar água e nutrientes. A rocha em que o Bonsai cresce é muitas vezes colocada em um vaso raso, que às vezes é preenchido com água ou cascalho fino.



Estilo de Bonsai Ikadabuki (balsa)

Estilo de Bonsai Balsa

Ikadabuki 

Às vezes, uma árvore tombada pode sobreviver apontando seus ramos para cima. O sistema radicular antigo pode fornecer aos ramos os nutrientes necessários para sobreviver. Depois de um tempo, novas raízes vão começar a crescer, eventualmente assumindo a função do sistema radicular antigo. Os ramos antigos, que agora apontam para o ar, desenvolvem-se em troncos com múltiplas ramificações, como resultado do aumento do influxo de nutrientes. Estes novos troncos contribuem para uma única copa.


Estilo de Bonsai Sharimiki (madeira morta)


Estilo de Bonsai Shari

Sharimiki 

Com o passar do tempo, algumas árvores desenvolvem áreas ‘carecas’ ou sem casca em seus troncos, como resultado de condições climáticas adversas. A parte careca começa geralmente no local onde as raízes emergem do solo e crescem cada vez mais finas à medida que continuam até o tronco. A luz solar intensa esbranquiçará essas partes, formando uma parte muito característica da árvore. Com o Bonsai, a casca é removida com uma faca afiada e o local sem casca é tratado com sulfato de cálcio, a fim de acelerar o processo de esbranquiçamento.

Fonte: http://www.bonsaiempire.com.br
Os estilos dos bonsai podem ser divididos em dois grandes grupos:
Tronco únicoVários troncos na mesma composição
Alguns estilos de Bonsai

Não são todos os estilos que classificamos aqui. Certamente muita coisa ficou de fora, pois é muito vasta a diversidade de formas de árvores ou composições que as envolvem. Alem disso as classificações de estilos podem seguir critérios diferentes.

 Aqui nos basearemos na classificação de acordo com o número e forma dos troncos.

Se tem conhecimento de mais de cinqüenta estilos diferentes, apresentaremos aqui os mais conhecidos.

Descreveremos como é que os estilos acontecem na natureza, ou seja, quais são os efeitos naturais que normalmente provocam  a sua formação estética, suas características particulares e as espécies que mais se adaptam a cada estilo.
Tronco único
Neste grande grupo são classificados os bonsai  formados por uma única árvore com um único tronco e o vaso.
1. Tronco Vertical

É um estilo estritamente comportado. O tronco ergue-se verticalmente do solo a partir de um sistema radial de raízes.

A copa com forma cônica se desenvolve, quase sempre, a partir de um terço da altura da árvore até o seu topo

com ramos em escada seguindo planos normalmente horizontais.

É uma forma natural em que o crescimento da árvore acontece sem competição pela luz, a árvore esta sempre isolada.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Cedros, Ciprestes, Criptomélias, Pinheiros, Taxus, Acer tridente, Celtis, Ulmus, Prunus, Azálea, Buxus, Carmona, Fícus, Podocarpo e Serissa.
Ainda no estilo tronco vertical podemos ter variações:
1.1. Tronco Vertical - Vassoura

O tronco é disposto de maneira vertical e sua galhada se espalha radialmente. É um estilo muito difícil de se conseguir bons resultados, é conveniente a exposição de raízes para melhorar seu efeito visual.

 Neste estilo poderemos ter duas variações: A primeira é quando todos os galhos nascem,  praticamente, no ponto mais alto do tronco. Já a segunda é quando existem galhos nascendo em diferentes alturas próximas ao topo do tronco.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Gincko, Pinheiros, Ulmus, Prunus, Piracantha, Fícus e Serissa
1.2. Tronco Vertical - Chorão
Ainda no estilo tronco vertical podemos ter também o estilo chorão, sendo que o chorão também se encaixa em outras classificações. Neste estilo de árvores específicas podemos notar que seus galhos caem em uma forma suave.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Salix e Taxus.
2. Tronco Inclinado
Ocorrem na natureza em locais onde existem ventos predominantes em uma só direção ou quando a árvore nasce ao lado de outras árvores mais velhas que lhe fazem sombra, impedindo seu desenvolvimento nesta direção. O tronco inclina-se de 30 a 45 a graus, podendo ser curvo ou reto. A sensação de instabilidade deve ser equilibrada com a exposição de raízes fortes e a disposição dos primeiros ramos que devem estar inclinados da linha horizontal para baixo.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Shimpaku, Pinheiros, Acer, Ulmus, Cotoneaster, Maça, Prunus, romã, Piracantha, Azálea, Primavera, Buxus, Carmona, Fícus, Podocarpo, Serissa.
3. Tronco Sinuoso

É um dos estilos mais vistos na natureza, onde a competição pela iluminação, o vento e pela umidade faz com que a árvore busque a melhor condição de desenvolvimento para si mesma. curvando-se e inclinando-se. Normalmente os ramos nascem no lado externo da curva do tronco, formando patamares ascendentes em espiral. A busca pelo formato cônico assimétrico deve ser contínua.

Ainda no estilo sinuoso podemos ter variações:
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Gincko, shimpaku, Pinheiros, Taxus, Acer Celtis, Ulmus, cotoneaster, Ilex, maça, Prunus, romã. Piracantha, Buxus, Carmona, Fícus, Podocarpo e Serissa.
3.1. Tronco Sinuoso - Esbelto
Seu formato esguio com curvas suaves e altura em relevância, o deixam com toque chamado entre os bonsaístas de feminino.
3.2. Tronco Sinuoso - Suave

Com a altura mais reduzida em comparação ao estilo esbelto, pode se observar que não há tantas curvas

 em seu tronco que normalmente forma um "S".
3.3. Tronco Sinuoso - Torcido

Como a palavra mesmo diz, o tronco torcido por efeitos naturais provoca a sensação da madeira exposta e

 normalmente com algum desastre em evidência, simbolizados no bonsai

pelo que chamamos de "jin" ou "Shari".
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Shimpaku, Pinheiros, Acer tridente, Prunus, Primavera, Carmona, Fícus, Podocarpo e Serissa.
3.4. Tronco Sinuoso - Tortuoso

A seqüência de curvas em seu tronco não segue nenhum padrão, podemos ter curvas suaves

seguidas de curvas extremamente fortes. Alto, também é um estilo bem feminino.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Shimpaku, Pinheiros, Ulmus, Cotoneaster, Prunus, Romã, Piracantha, Primavera, Buxus, Carmona, Fícus, Podocarpo e Serissa.
3.5. Tronco Sinuoso - Tentacular

Seu tronco é praticamente subdividido em galhos grossos que se dividem  formando um emaranhado

de subdivisões de outros galhos que não seguem uma lógica de direções. A copa segue rigorosamente a forma cônica.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Pinheiros, Prunus, Fícus e Serissa.
4. Raízes Expostas

Claramente este estilo é encontrado na natureza nos manguezais ou zonas onde existem efeitos das marés.

Algumas raízes sustentam a árvore, observando-se um espaço vazio entre essas.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Shimpaku, Pinheiros, Acer tridente, Cotoneaster, Prunus, Azálea, Primavera, Carmona, Fícus, Podocarpo, e Serissa.
5. Raízes sobre Pedra
O nascimento de uma árvore em pequenas bolsas de terra entre as rochas, provocam durante seu crescimento a necessidade da busca de umidade e nutrição em outros terrenos férteis. Suas raízes então crescem por vãos da rocha até encontrar um solo que provocará o seu engrossamento. Raízes grossas que abraçam a rocha mostra claramente a longevidade da árvore.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Cedros, ciprestes, Criptomélias, Shimpaku, Pinheiros, Acer Tridente, Acer palmatum, Ulmus, Cotoneaster, Ilex, Prunus,  Romã,

Piracantha, Azálea, Carmona, Fícus e Serissa.
6. Varrido ao Vento

Ocorrem na natureza em locais onde existam ventos extremamente fortes e com predominância em uma só direção.

Encontramos este estilo normalmente em encostas ou no litoral. A maioria dos ramos seguem linhas praticamente paralelas do lado interno do menor ângulo de seu tronco. Os galhos que tentam nascer na direção oposta são muito fracos ou secam.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Pinheiros, Taxus, Prunus, Primavera, Carmona, Fícus, Podocarpo e Serissa.
7. Literal
É o estilo mais sofisticado fugindo de regras e padrões. É considerado como uma pintura, um estilo simplesmente imaginado pelo artista que desenvolve com a árvore e o vaso uma obra de arte. Essas árvores de estranha forma, mas de rara beleza, são encontradas na natureza em regiões montanhosas e áridas de todo o mundo.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Shimpaku, Pinheiros, Acer tridente, Ilex, Prunus, Romã, Azálea, Primavera, Carmona, Fícus e Podocarpo.
8. Semi Cascata

Este estilo é visto na natureza em locais íngremes próximos a rios e lagos, onde a árvore avança na direção da umidade e do reflexo da luz do sol na água. Uma diferença simplista entre o estilo Cascata, que veremos a seguir,
é que o galho principal descendente não ultrapassa a base do vaso.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Shimpaku, Pinheiros, Acer, Ulmus, Cotoneaster, Ilex, Maça, Prunus, Romã, Piracantha, Azálea, Primavera, Carmona, Fícus, Podocarpo e Serissa.
9. Cascata

O  tronco mergulha verticalmente em cascata plena. É um estilo extremamente artístico e decorativo,

encontrado na natureza em penhascos íngremes de regiões e onde a ação de seu próprio peso mais o peso da neve, avalanches,ou outros acidentes naturais determinam sua forma.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Shimpaku, Pinheiros, Acer palmatum, Ulmus, Cotoneaster, Ilex, Maça, Prunus, romã, Piracantha, Azálea, Primavera, Carmona, Fícus, Podocarpo e Serissa.
Vários Troncos

Neste tipo de composição artística, encontramos não só a representação de uma única árvore, mas sim de um conjunto delas. Normalmente temos composições com números impares de árvores no mesmo vaso.

É sem dúvida uma armadilha para iniciantes. Pois apesar de ser um estilo muito atraente, requer muita técnica.

É um estilo onde as árvores precisarão representar ambientes com muita naturalidade em seu conjunto, fazendo com que cada elemento tenha que, alem de possuir beleza própria isoladamente, tenha que compor quase que perfeitamente com as formas e estilos das outras árvores.

São quase todas as espécies de árvores que se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai.
1. Vários Troncos - Com uma só raiz

É um estilo onde os troncos usados na composição, na verdade, são ramificações de um só aglomerado de raízes.

Dentro deste estilo temos as variações a seguir:
1.1. Vários Troncos - Com uma só raiz - Aglomerado
Neste estilo temos vários troncos que afunilam e se encontram bem perto da base do bonsai.
1.2. Vários Troncos - Com uma só raiz - Balsa
Neste notamos que os troncos são mais espaçados. Entre eles encontramos madeira de onde nascem os troncos.
1.3. Vários Troncos - Com uma só raiz - Duplo
São dois troncos que se ramificam muito próximo a base.
Espécies de árvores que melhor se adaptam a este estilo para a confecção de bonsai:

Cedros, Pinheiros, Taxus, Ilex, Prunus, Azálea, Primavera, Carmona, Fícus, Podocarpo e Serissa.
2. Vários Troncos - Com árvores distintas
As árvores que fazem parte desta composição são dispostas separadamente, podendo-se até ser de espécies distintas.
2.1.1.  Vários Troncos - Com árvores distintas - Floresta Densa
A formação de uma floresta onde o espaçamento entre as árvores é muito reduzido.
2.1.2.  Vários Troncos - Com árvores distintas - Floresta Dispersas
As árvores são dispostas formando pequenos grupos, seu espaçamento é um pouco mais acentuado.
2.2.  Vários Troncos - Com árvores distintas - Paisagem
Se compões de Várias árvores, vaso e outros ornamentos para simulação de paisagens pitorescas.
2.2.1.  Vários Troncos - Com árvores distintas - Paisagem - Com Lago
Usa-se vasos especiais onde a água possa ser represada formando um lago.
2.2.2. Vários Troncos - Com árvores distintas - Paisagem - Com Pedras
O uso de pedras na representação de penhascos cria uma condição muito particular.
2.2.3.  Vários Troncos - Com árvores distintas - Paisagem - Com Rio
O rio neste estilo pode ser representado por pedras muito finas.
2.2.4.  Vários Troncos - Com árvores distintas - Paisagem - Mistas
Este estilo é uma composição mista de pedras, rio e/ou lago.

Fonte: Bonsai Kai


O NEBARI:
Importante na obtenção da tão procurada estética, o Nebari é o nome em japonês dado às raìzes mais superficiais, ligadas ao tronco, que ficam expostas. Um bonsai bem equilibrado, e com aspecto idoso, deve apresentar um bom nebari ao redor do tronco, transmitindo assim, uma aspecto de equilíbrio.
A obtenção de um nebari, leva tempo e e ocorrerá após várias podas das raízes.



Bonsais com Nebaris bem formados

Os bonsais são classificados quanto a sua altura, podendo variar do micro ao grande. 
Os mais comuns encontrados e também desejados, são os médios ou médios / pequenos, devido ao espaço disponível, ou pela possibilidade de poder ter várias espécies, dado ao seu tamanho.
Os micro bonsais, são muito difíceis de se cuidar, necessitando de toda atenção do artista  cultivador.










Keshi Tsubu (até 2,5cm)

Kenshi são os menores bonsais, eles  devem ter até 2,5cm de altura. Nestas miniaturas uma folha pode representar uma copa inteira. 


Shito Bonsai (3cm até 7,5cm)

São bonsais muito pequenos que devem ter de 3cm até 7,5cm de altura. 


Mames (8cm até 14,5cm)

Das espécies de tamanho pequeno é uma das  mais cultivadas em todo mundo.
Para as pessoas que acham que não podem cultivar a arte do Bonsai em seus apartamentos por motivo de espaço, eu indico o mame como uma excelente opção. Se você tiver uma janela com parapeito ou uma mesa que receba algumas horas de sol,  você poderá cultivar algumas espécies. Não se engane achando que é mais fácil, a criação do Mame como a de qualquer outra escala de tamanho requer  conhecimento de todas técnicas do cultivo do Bonsai.  É nescessário paciência e senssibilidade para que o artista consiga representar em uma proporção tão pequena a  beleza de uma árvore de grande porte. 

Shohin (15cm até 25cm)

Shohin é o bonsai de tamanho médio. Esta é a categoria com mais diferenças de medidas.
Muitas escolas colocam a sua altura até 33cm.  Ela permite trabalhar com uma grande variedade de espécies e é um tamanho excelente e prático para trabalhar sozinho. Em um espaço bem organizado é possível cultivar muitos bonsais. Um dos tamanhos preferidos dos Japoneses, ele merece uma atenção toda especial.

Kifu (25cm até 40cm)

Chegamos ao bonsai de porte médio.

Chu (41cm até 60cm)

Dai        (61cm até 100cm)

Bonju       (acima de 101cm)

As maiores árvores, também conhecidas como bonsais de jardim.  

A altura do bonsai é medida da sua base (nebari), do ponto de toque no solo até o seu ápice. 
Todos os detalhes de madeira morta (jin) devem ser considerados como parte integrante do bonsai quando for medido.
Voltas e espigões que se projetem para fora da árvore são integrantes do bonsai.
Toda formação de copas e galhos abaixo da linha de base do vaso, devem ser considerados quando se medir um Kengai ou Han Kengai. A medida vai do ponto mais alto (ápice) ao ponto mais baixo do bonsai.
Quando na composição do Bonsai ou Penjing forem usadas pedras,  para simular escarpas ou montanhas, devemos medir toda a estrutura visual do trabalho.
No caso de uma floresta o maior bonsai dita a altura que teremos do conjunto.
Os dois extremos do bonsai ditam a sua largura.
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Fonte: Aido Bonsai

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