O PRIMEIRO ESTILO
Mário Alberto Garcia Leal.
Em uma exposição vários amigos mostravam e passavam um pouco da Arte Bonsai aos atentos visitantes quando, entre estes, aparece um conhecido bonsaísta que passa a fazer críticas a cada árvore que via.
- Este "Jin" está mal-feito; a aramação deveria começar aqui; aquele vaso está muito grande para aquela planta...
Continuou implacável até chegar a uma árvore onde sua fúria apareceu por inteiro.
- Mas o que é isto?! Uma árvore como esta não deveria estar em nenhuma exposição! De quem é?- perguntou.
- É do Sr Terada - respondeu um dos participantes, e enquanto respondia foi em direção ao dono da árvore e o chamou:
- Sr. Terada, fulano quer vê-lo e certamente ouví-lo.
Tranqüilo o Sr. Terada, 68 anos, levantou-se de onde estava atendendo ao chamado.
- Como?! - pergunta o crítico - como o Senhor tem coragem de trazer uma planta como essa a uma exposição?
- Não, não tive coragem, - responde calmamente - tive receio.
- Receio, realmente é o que se deve ter ao trazer uma árvore como esta a uma exposição. - atacou mordaz o crítico.
- Não, o Senhor não entendeu, - respondeu - não tive receio de trazê-la, meu receio é que não entendessem o "PRIMEIRO ESTILO".
- O Senhor vai me perdoar, mas, tenho certeza que entre todos os que aqui se encontram, ninguém conhece o "PRIMEIRO ESTILO". - contra ataca vitorioso o crítico.
- Se assim for, - responde com ar de tristeza o Sr. Terada - precisaremos começar tudo de novo, pois o "PRIMEIRO ESTILO" que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA. - e, valorizando a quem de fato não tinha valor, completa - Nem mesmo o Senhor.
Virou-se e voltou calmamente para seu o lugar.
Os aspectos listados a seguir são apenas acréscimos às técnicas de desenvolvimento, delas desligados, mas constituindo parte integrante da concepção geral das árvores.
Mário Alberto Garcia Leal.
Em uma exposição vários amigos mostravam e passavam um pouco da Arte Bonsai aos atentos visitantes quando, entre estes, aparece um conhecido bonsaísta que passa a fazer críticas a cada árvore que via.
- Este "Jin" está mal-feito; a aramação deveria começar aqui; aquele vaso está muito grande para aquela planta...
Continuou implacável até chegar a uma árvore onde sua fúria apareceu por inteiro.
- Mas o que é isto?! Uma árvore como esta não deveria estar em nenhuma exposição! De quem é?- perguntou.
- É do Sr Terada - respondeu um dos participantes, e enquanto respondia foi em direção ao dono da árvore e o chamou:
- Sr. Terada, fulano quer vê-lo e certamente ouví-lo.
Tranqüilo o Sr. Terada, 68 anos, levantou-se de onde estava atendendo ao chamado.
- Como?! - pergunta o crítico - como o Senhor tem coragem de trazer uma planta como essa a uma exposição?
- Não, não tive coragem, - responde calmamente - tive receio.
- Receio, realmente é o que se deve ter ao trazer uma árvore como esta a uma exposição. - atacou mordaz o crítico.
- Não, o Senhor não entendeu, - respondeu - não tive receio de trazê-la, meu receio é que não entendessem o "PRIMEIRO ESTILO".
- O Senhor vai me perdoar, mas, tenho certeza que entre todos os que aqui se encontram, ninguém conhece o "PRIMEIRO ESTILO". - contra ataca vitorioso o crítico.
- Se assim for, - responde com ar de tristeza o Sr. Terada - precisaremos começar tudo de novo, pois o "PRIMEIRO ESTILO" que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA. - e, valorizando a quem de fato não tinha valor, completa - Nem mesmo o Senhor.
Virou-se e voltou calmamente para seu o lugar.
Os aspectos listados a seguir são apenas acréscimos às técnicas de desenvolvimento, delas desligados, mas constituindo parte integrante da concepção geral das árvores.
A idade da árvore – No bonsai o fator idade é bastante relevante. Muitas vezes torna-se difícil determinar a idade exata de um bonsai. Entretanto, a idade real não é fundamental.
Em bonsai o que prevalece é a idade que a árvore aparenta ter. O verdadeiro artista é aquele que consegue, através de técnicas, “envelhecer” uma planta jovem.
Postura do tronco – Quando plantada em ângulo a árvore parecerá mais velha, pois as jovens são verticais. Com exceção do estilo ereto formal (Chokkan), quanto mais mudanças, mais aparece o conhecimento do artista, desde que sem exageros.
Postura dos galhos – As árvores jovens possuem galhos do tipo vassoura, já que estão propensas à verticalidade. Os galhos das árvores mais velhas curvam-se para baixo,elevando-se apenas seus terminais. As copas das árvores mais velhas são arredondadas ou planas.
“JIN” – Jin é um galho ou uma ponta de um tronco que, por algum acontecimento natural, morreu e ficou seco na árvore. Muitas vezes cai um raio e queima um galho e ele permanece ali. O Jin viria a ser como os cabelos brancos dos homens, aquilo que nos dá a idade.
São“os cabelos brancos” na planta que irão ajudar ao observador para que ele veja e perceba uma planta mais velha.
“SHARI” – A palavra Shari vem do indiano, significa cinzas sagradas de um Buda. O Shari dentro do bonsai é quando um tronco, por algum motivo também natural, perde parte da casca.
Geralmente, quando um galho cai, seu próprio peso arranca parte da cortiça, da casca da árvore. Isso também é uma marca que dá à planta, uma imagem mais velha.
“URO” – Uro é um buraco na planta onde geralmente vivem os pássaros ou esquilos.
Normalmente esse buraco indica que ali existia algum galho que, por algum motivo, apodreceu e fez-se surgir uma concavidade. O Uro também dá ao tronco, característica de velhice, de antiguidade.
“SABAMIKI” – O Sabamiki significa um tronco oco pela ação do tempo e em decorrência do apodrecimento de parte lenhosa do caule.
Superfície do solo – O solo do bonsai assume uma aparência mais antiga quando coberto por musgos de delicada textura. Os contornos do solo podem variar combinado com o estilo da planta. Deve-se evitar os excessos, que além proporcionarem uma aparência artificial, tornam o solo impermeável, pois a água das regas tende a escorrer sobre o musgo.
Quando vemos os mais variados estilos de bonsais, devemos recordar que a arte bonsai implica em reproduzir o que ocorre naturalmente na natureza, através de intervenções manuais.
O vento, a neve,dificuldades climáticas, condições geográficas e geológicas, o solo, a altitude, a quantidade de chuva e o sol, são os fatores naturais que determinam a forma adquirida pelas árvores.
Bonsais na Natureza:
Quando vemos os mais variados estilos de bonsais, devemos recordar que a arte bonsai implica em reproduzir o que ocorre naturalmente na natureza, através de intervenções manuais.
O vento, a neve,dificuldades climáticas, condições geográficas e geológicas, o solo, a altitude, a quantidade de chuva e o sol, são os fatores naturais que determinam a forma adquirida pelas árvores.
Bonsais na Natureza:
Fonte das Imagens: AIDO BONSAI
Bonsais Domésticos:
Estilo de Bonsai Vassoura
Hokidachi
O estilo vassoura é adequado para árvores de folhas caducas com ramificação fina extensa. O tronco é reto e na posição vertical e não continua até o topo da árvore; ele se ramifica em todas as direções até cerca de 1/3 da altura da árvore. Os ramos e as folhas formam uma coroa em forma de bola, que também é uma vista impressionante durante os meses do inverno.
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Estilo de Bonsai Ereto Formal
Chokkan
![]() O estilo ereto formal é uma forma muito comum de Bonsai. Este estilo frequentemente ocorre na natureza, especialmente quando a árvore é exposta a grande quantidade de luz e não enfrenta o problema de árvores concorrentes. Para este estilo, o afilamento do tronco de crescimento ereto deve ser claramente visível. O tronco deve, portanto, ser mais grosso na parte inferior e deve ficar cada vez mais fino com a altura. A cerca de 1/4 do comprimento total do tronco, a ramificação deve começar. O topo da árvore deve ser formado por um único ramo; o tronco não deve alcançar toda a altura da árvore. | |
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Estilo de Bonsai Ereto Informal
Moyogi O estilo ereto informal é comum tanto na natureza quanto na arte do Bonsai. O tronco cresce na vertical mais ou menos na forma de uma letra 'S' e em cada curva ocorre ramificação. O afilamento do tronco deve ser claramente visível, com a base do tronco mais grossa do que a porção mais alta. | |
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Estilo de Bonsai Inclinado
Shakkan
Como resultado do vento que sopra em uma direção dominante ou quando uma árvore cresce à sombra e deve se dobrar em direção ao sol, a árvore vai inclinar-se em uma direção. Com Bonsai, o estilo inclinado deverá se desenvolver em um ângulo de cerca de 60 a 80 graus em relação ao solo. As raízes são bem desenvolvidas de um lado, para manter a árvore de pé. No lado para o qual a árvore é inclinada, as raízes claramente não são tão bem desenvolvidas. No lado para o qual a árvore é inclinada, as raízes são claramente não tão bem desenvolvidas. O primeiro galho cresce oposto ao sentido da árvore, a fim de criar uma sensação de equilíbrio visual. O tronco pode ser ligeiramente curvado ou completamente reto, mas continua a ser mais grosso na parte inferior do que na parte superior. | |
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Estilo de Bonsai Cascata
Kengai
Uma árvore vivendo na natureza em um penhasco íngreme pode dobrar-se para baixo como resultado de vários fatores, como neve ou queda de pedras. Estes fatores fazem com que a árvore cresça para baixo. Com o Bonsai pode ser difícil manter uma árvore crescendo para baixo, porque a direção do crescimento se opõe à tendência natural da árvore de crescer na posição vertical para cima. Os Bonsai tipo cascata são plantados em vasos altos. A árvore deve crescer na vertical para cima por um trecho pequeno, mas, em seguida, dobrar-se para baixo. A copa da árvore geralmente cresce acima da borda do vaso, mas os ramos subsequentes se alternam à esquerda e à direita nas partes externas das curvas de um tronco em forma de ‘S’. Estas ramificações devem crescer para fora horizontalmente, a fim de manter o equilíbrio da árvore. | |
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Estilo de Bonsai Semi-cascata
Han-kengai O estilo semi-cascata, assim como o estilo cascata, é encontrado na natureza em penhascos e nas margens de rios e lagos. O tronco cresce na vertical por uma distância pequena e depois se curva para baixo/lateralmente. Ao contrário do estilo cascata, o tronco do semi-cascata nunca crescerá abaixo da parte inferior do vaso. A copa geralmente fica acima da borda do vaso, enquanto as ramificações subsequentes ocorrem abaixo da borda. | |
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Estilo de Bonsai Literati
Bunjingi
Na natureza, este estilo de árvore é encontrado em áreas densamente povoadas por muitas outras árvores e a concorrência é tão feroz que a árvore somente pode sobreviver crescendo mais alto que todas as outras à sua volta. O tronco cresce tortuoso para cima e é completamente sem ramificação, porque o sol só atinge o topo da árvore. Para se certificar de que ele pareça ainda mais resistente, alguns galhos são "Jineados" (sem casca). Quando a casca é removida de um lado do tronco, o tronco é chamado de "Shari". A ideia é demonstrar que a árvore tem que lutar para sobreviver. Estas árvores são muitas vezes colocadas em pequenos vasos redondos. | |
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Estilo de Bonsai Varrido pelo Vento
Fukinagashi O estilo varrido pelo vento também é um bom exemplo de árvores que devem lutar para sobreviver. Os galhos, bem como o tronco, crescem para um lado como se o vento estivesse soprando a árvore constantemente na mesma direção. Os galhos crescem de todos os lados do tronco, mas, no final, todos serão curvados para um lado. | |
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Estilo de Bonsai Tronco Duplo
Sokan O estilo tronco duplo é comum na natureza, mas na verdade não é tão comum na arte do Bonsai. Geralmente ambos os troncos vão crescer de um único sistema de raízes, mas também é possível que o menor tronco se desenvolva a partir do tronco maior logo acima do solo. Os dois troncos vão variar em diâmetro e comprimento, o tronco mais grosso e mais desenvolvido cresce quase na vertical, enquanto que o menor tronco vai crescer um pouco inclinado. Ambos os troncos contribuirão para uma única coroa de folhas/copa. | |
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Estilo de Bonsai múltiplos troncos
Kabudachi Em teoria, o estilo múltiplos troncos é o mesmo que o estilo tronco duplo, mas com 3 ou mais troncos. Todos os troncos crescem de um único sistema de raiz, e é verdadeiramente uma única árvore. Todos os troncos formam uma coroa de folhas, em que o tronco mais grosso e mais desenvolvido forma o topo. | |
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Estilo de Bonsai Floresta
Yose-ue O estilo floresta se parece muito com o estilo multi-tronco, mas a diferença é que ele é composto de várias árvores em vez de uma árvore com vários troncos. As árvores mais desenvolvidas são plantadas no meio de um vaso grande e raso. Nas laterais, algumas árvores menores são plantadas para contribuir para uma única coroa. As árvores são plantadas não em linha reta, mas em um padrão escalonado, pois desta forma a floresta vai parecer mais realística e natural. | |
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Estilo de Bonsai raiz abraçada à rocha
Seki-joju
Em terreno rochoso, as árvores são forçadas a procurar um solo rico em nutrientes com suas raízes, que podem frequentemente ser encontradas em fendas e buracos. As raízes ficam desprotegidas até que atinjam o solo, onde devem se proteger do sol: uma casca especial cresce em torno delas. Com Bonsai, as raízes crescem sobre uma rocha dentro do vaso, de forma que cuidar desta árvore não é muito diferente de cuidar de qualquer outro estilo. | |
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Estilo de Bonsai crescimento em rocha
Ishisuki
Neste estilo, as raízes da árvore estão crescendo nas fendas e buracos da rocha. Isto significa que não há muito espaço para as raízes se desenvolverem e absorverem nutrientes. As árvores que crescem em rochas nunca vão parecer realmente saudáveis. Portanto, deve ser visível que a árvore tem que lutar para sobreviver. É importante adubar e regar com frequência, porque não há muito espaço disponível para armazenar água e nutrientes. A rocha em que o Bonsai cresce é muitas vezes colocada em um vaso raso, que às vezes é preenchido com água ou cascalho fino. | |
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Estilo de Bonsai Balsa
Ikadabuki Às vezes, uma árvore tombada pode sobreviver apontando seus ramos para cima. O sistema radicular antigo pode fornecer aos ramos os nutrientes necessários para sobreviver. Depois de um tempo, novas raízes vão começar a crescer, eventualmente assumindo a função do sistema radicular antigo. Os ramos antigos, que agora apontam para o ar, desenvolvem-se em troncos com múltiplas ramificações, como resultado do aumento do influxo de nutrientes. Estes novos troncos contribuem para uma única copa. | |
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Estilo de Bonsai Shari
Sharimiki Com o passar do tempo, algumas árvores desenvolvem áreas ‘carecas’ ou sem casca em seus troncos, como resultado de condições climáticas adversas. A parte careca começa geralmente no local onde as raízes emergem do solo e crescem cada vez mais finas à medida que continuam até o tronco. A luz solar intensa esbranquiçará essas partes, formando uma parte muito característica da árvore. Com o Bonsai, a casca é removida com uma faca afiada e o local sem casca é tratado com sulfato de cálcio, a fim de acelerar o processo de esbranquiçamento. |
Fonte: http://www.bonsaiempire.com.br
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