Atualmente adquirir um bonsai de boa procedência e qualidade tornou-se mais fácil. Saiba que hoje encontramos ¨bonsais¨até mesmo em supermercados.
Porém para se formar um bonsai, leva-se muito tempo, até anos. Só consideramos bonsai, a árvore que já passou pela fase de muda, tornou- se um pré-bonsai em vasos de confinamento, onde sofrerá inúmeras podas, e quando esta árvore estiver em um vaso definitivo e após ter passado por pelo menos duas podas de raízes.
Portanto, o que encontramos em supermercados, na realidade são mudas de árvores. Isto não impede que com o passar dos tempos, esta muda não venha a se tornar um magnífico exemplar.
Na cidade de Holambra, existem lojas enormes de plantas, onde, encontramos exemplares das mais variadas idades, com preços justos.
Comprar um Bonsai não é tarefa fácil, deixando-nos inseguro na hora de escolher, por não fazer parte do cotidiano dos brasileiros.
Um bonsai bem produzido leva no mínimo de quatro a cinco anos, recebendo trato e podas adequadas, para que venha a ter qualidade. Por isso, não acredite que será possível adquirir um bonsai a preço irrisório.
Adquira bonsai ou pré bonsai que esteja totalmente saudável, informe-se das exigências da árvore que irá adquirir, sua idade, espécie, etc.
Um bom fornecedor terá em mãos toda a história das árvores que está disponibilizando à venda.
Verdadeiros bonsais não custam barato. Exemplares de boa origem, com idade, chegam a valer pequenas fortunas. Encontramos bonsai com idade variando entre 25 a 35 anos, na faixa de R$ 5.000,00 ou mais.
O preço de um bonsai depende de alguns fatores:
- Aparência geral da árvore, posicionamento dos galhos, beleza do tronco, qualidade das raízes expostas na base.
- Saúde: o bonsai deverá estar plenamente saudável, bem formado, sem manchas e queimaduras nas folhas, livre de parasitas, pragas e ferrugem, e suas raízes deverão também estar em iguais condições.
- Idade: quanto mais velho o bonsai, maior o seu valor. Pela dificuldade de saber avaliar a idade aproximada de um bonsai, devemos comprar apenas em locais confiáveis.
- Vaso: devemos observar o estado de conservação e qualidade. Um bonsai de qualidade deverá estar acompanhado de um vaso com a mesma qualidade. O vaso deverá valorizar o conjunto, não devendo ser inferior à qualidade da árvore, nem se destacar por demasia.
- Galhos e Ramificações: são indicadores de o quanto a árvore foi trabalhada, seu estilo e a qualidade do trabalho do artista.
- Estilo: quando já definido, valoriza ainda mais o bonsai.
- Aparência: uma boa aparência, que mostra naturalidade de galhos, folhagem e tronco, deve ser observada.
- Exigências: a melhor forma de se comprar um bonsai, é referente à quantidade de luz necessária para a manutenção da árvore.
Como sugestão de locais confiáveis de venda, que saibam nos oferecer os dados necessários e confiáveis, indico os seguintes locais:
- Shopping Garden Sul: Av. dos Bandeirantes, 5900 São Paulo
- Bonsai Kai: www.bonsaikai.com.br
- Ideal Bonsai: www.idealbonsai.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário