Translate

COMO FAZER UM BONSAI PASSO A PASSO

Para se fazer um bonsai, você necessitará:
1- Pré Bonsai
2- Vaso
3- Substrato
4- Tela de Contenção de Substrato (pode-se utilizar tela de mosquiteiro)
5- Arame de Alumínio
6- Hashi
7- Ancinho ou Gancho para Debulhar Raízes / Espátula 
8- Tesoura de Poda de Raiz e Galhos
9- Enraizador ou Tiamina (B1)



Passo 1:

 Coloque as telas de contenção de substrato nos furos de escoamento do vaso, e aproveite para passar o arame de amarração da árvore.





Passo 2:

Coloque uma camada de substrato por todo o fundo do vaso, na quantidade proporcional que acomode a planta na altura da borda do vaso, permitindo espaço para as raízes.


Passo 3:

Com o auxílio de uma espátula, remova a planta do vaso de
treinamento. Podemos usar também uma faca para tal operação, cuidando para não atingir as raízes. Normalmente o torrão de raízes se solta com facilidade. Uma ligeira compressão nas laterais do vaso, ajuda a soltura.


Passo 4:

Com as mãos, quebre o bloco de terra sem partir as raízes  e com o ancinho ou gancho para soltar e desembaraçar as raízes, desenrole-as cuidadosamente para evitar a quebra destas. As raízes finas são raízes de nutrição, as grossas, de sustentação.Depois de desembaraçadas, as raízes poderão ser cortadas em até 2/3 de sua quantidade. 




Passo 5:

Após determinar a posição da planta no vaso, adicione o substrato, e com o hashi, acomode o substrato, tendo o cuidado de preencher todos os espaços, especialmente debaixo da planta e entre as raízes, para que não sobrem espaços. Após esta acomodação, comprima ligeiramente o substrato de maneira que fique ligeiramente abaixo da borda do vaso.




Passo 6:

Torça os arames de contenção sobre as raízes de forma que a árvore fique totalmente fixada junto ao vaso. O arame deverá ser apertado numa pressão que não quebre nem esmague as raízes. O fio, após ser torcido, deverá ter o excesso aparado e dobrado em direção ao substrato, para ficar oculto. Neste momento, poderá ocorrer a poda das folhas e galhos. Lembre-se de manter a planta totalmente umidificada.






Passo 7:

Preparo do enraizador: dependendo do produto utilizado, devemos seguir a orientação do fabricante. No caso de se usar a Tiamina (B1), a proporção utilizada é de 1 comprimido para cada 750 ml de água.

Adicionar legenda
A bacia com o enraizador deverá conter um volume de água que cubra totalmente o vaso.



Passo 8:

O vaso então, será colocado dentro da bacia com água e enraizador por alguns minutos. Você observará que bolhas sairão da terra, com o encharcamento do substrato.




Passo 9: 

Após a imersão, faça uma boa e vigorosa vaporização na árvore, para remover as sujidades nas folhas e hidratação.





Após o processo de envasamento, lembre-se de manter sua árvore protegida de excesso de luz, vento e calor por 30 dias.
Este processo é o mesmo a ser realizado, quando da época de mudança de vaso.

* Estas imagens forma obtidas no site da IDEAL BONSAI (www.idealbonsai.com.br)
Indicada pelo autor pela qualidade de seus produtos.



Mudas de Glicínias (Lilás e Azul) candidatas a se tornar um bonsai (06/12/2014)



Intensa brotação em apenas 1 semana (13/12/2014)


Sem comentários:

Enviar um comentário