Translate

PRAGAS E DOENÇAS

O bonsai, assim como toda planta, está sujeita a contrair doenças, ou ser infestada por parasitas e pragas.
Isto pode ocorrer, todas as vezes que a planta estiver em condições que causem sua debilidade, ou em ambiente que propicie a propagação de doenças e pragas.
As causas que podem levar a estas situações, podem ser o solo inadequado, excesso de umidade, proximidade a outras plantas contaminadas, infestações oportunistas do meio ambiente, graças a algum desequilíbrio, como aplicações de agrotóxicos em excesso, contaminação do solo por poluentes e substâncias tóxicas, falta de nutrientes adequados, entre outros.
Na arte do cultivo do bonsai, estes fatores podem ser melhor controlados, e doenças costumam ocorrer por falha da manutenção, como o aparecimento de fungos, por excesso de água e pouca luminosidade e ventilação, queimaduras e mortes por excesso de adubação.
Portanto, os perigos que rondam a saúde do bonsai, podem ser controlados e normalmente não colocam em risco a vida da árvore.
Quando adquirir um novo bonsai, tenha certeza absoluta de sua sanidade antes de colocar este novo exemplar junto aos demais de sua coleção, pois a contaminação ocorre de forma rápida. 

As Pragas:
São insetos que causam prejuízos à saúde do bonsai, que podem comer raízes, caules e folhas,ou sugar a seiva do caule, raiz e folhas.
Entre os que comem raízes e caules, encontramos besouros (Teredens), cujas larvas comem a madeira. Permanecem escondidos no solo, troncos e galhos. Podem aparecer durante todo o ano. A presença de pequenos orifícios no tronco e galhos, pode indicar a infestação.
Outra praga que pode atacar a madeira do tronco, são os cupins.






Recentemente em um parque de minha cidade, uma infestação de cupins destruiu árvores muito velhas. Com o vento, algumas delas caíram, causando grandes estragos.

Entre os cortadores de folhas,  encontramos as lagartas e formigas, que costumam aparecer mais no calor. As lagartas surgem através de borboletas e mariposas que depositam seus ovos na planta. Ao eclodirem, surgem as lagartas. Estes insetos, assim como as formigas cortadoras, causam grandes danos à aparência do bonsai, por danificar as estruturas das folhas.
Devemos manipular com cuidado as lagartas, evitando tocar nelas. Algumas são potencialmente venenosas ou tóxicas, podendo causar reações alérgicas e queimaduras severas.




Ovos de mariposa







Dentre as pragas sugadoras, encontramos os PULGÕES, as COCHONILHAS, os ÁCAROS e os NEMATÓIDES ( da família das lombrigas ).
Especialmente as cochonilhas, são bastante comuns e persistentes, havendo em casos de infestação resistente ao inseticida a necessidade da remoção manual com cotonete embebido em álcool.

Mosca da Caliandra:
Recentemente, em minhas caliandras apareceram pequenas vagens. A partir disso, percebi que as plantas perderam várias folhas, algumas amarelaram...
Obtendo informações, descobri que ali se concentrava a larva de uma mosca, que estimula a planta a formar esse casulo e lá fica a larva sugando os nutrientes das plantas. Nunca havia ocorrido isso ! 
O tratamento consiste em cortar todos esses casulos, assim que surjam e borrifar inseticida de jardinagem sobre a planta, durante 3 dias. Segue a foto do casulo dessa intrigante praga:



Doenças:
 A maioria das doenças nas plantas são ocasionadas por fungos, que podem causar uma debilidade tão grande da planta que pode levar a morte.  
Sua presença pode ser notada pelo aparecimento de um pó esbranquiçado sobre a superfície das folhas e no tronco próximo ao substrato da planta. Costuma ocorrer em ambientes com alta umidade, calor e pouca ventilação. Quando em estágios avançados,levam ao apodrecimento das partes atingidas, sendo que em raízes, torna-se difícil de ser diagnosticado.
A moderação na quantidade de água fornecida à planta costuma solucionar o problema. Caso ocorra a persistência e a recorrência, devemos procurar um especialista em botânica que nos indicará um fungicida apropriado.
Doenças por vírus e bactérias podem ocorrer, embora em menor intensidade. Estas doenças são dificilmente diagnosticadas por pessoas não ligadas à agricultura em geral.







Dicas Importantes:



  • Inspecione constantemente o bonsai, para evitar surpresas e detectar o problema na fase inicial;
  • Utilizar defensivos no final da tarde e em temperaturas amenas, se possível a sombra;
  • Antes da aplicação, aplique um jato forte de água nas plantas para a retirada de pulgões, espere a planta secar e aplique o produto;
  • Sempre que for replantar um bonsai, observe o aspecto, consistência e cheiro das raízes. O apodrecimento exala um odor forte. Raízes saudáveis não exalam cheiro;
  • Em infestações por cochonilhas,  utilize uma colher de sopa de detergente em um litro de água, para fazer a pulverização.


A Comunicação entre o Cultivador e sua Planta
Um dos maiores prazeres daqueles amam a natureza é contemplá-la bela e saudável. Também é muito agradável quando adubamos uma árvore e ela responde ao tratamento que lhe dispensamos. A melhor maneira de nos comunicarmos com nossas plantas é conhecendo suas necessidades e sabendo como elas reagem aos tratamentos empregados. Procuramos aqui descrever maneiras simples de como as plantas se comunicam conosco, através de sua aparência e reações, e o que podemos fazer para ajudá-las.
Como podemos nos comunicar com os bonsai ?
Quem fala é o bonsai !
(Sintomas)
O que está acontecendo...
(Causas)
O Que eu devo fazer....
(Providencias)


Estou crescendo somente de um lado.
Provavelmente o sol esta batendo somente de um lado do bonsai.
Virar o bonsai pelo menos uma vez por semana para que ele possa tomar sol em toda sua volta.
Algumas das minhas folhas estão secas ou amareladas.
As vezes os vegetais trocam naturalmente suas folhas.
Retirar as folhas velhas ou muito amarelas.
Alguns dos meus galhos estão fracos comparados com outros.
A arvore esta dando prioridade de crescimentos.
Podar constantemente os galhos fracos para que ramifiquem e se avolumem.
Minhas folhas estão sujas
A poeira e a poluição estão se depositando nas folhas
Lave seu bonsai com jato de água forte. Alem de limpar você poderá até eliminar alguns insertos nocivos.
As pontas de minhas folhas escurecem e depois de um tempo caem 
Pouca água na regaMelhorar a qualidade da rega tomando cuidado para molhar toda a terra do vaso.
Aumentar a freqüência das regas.
Não consigo produzir flores ou muito poucas.
Excesso de Nitrogênio na adubação.Adube com menos freqüência. Quando o fizer escolha adubos com pouca concentração de nitrogênio. Adubar menos durante o inverno. 
Alguns galhos estão crescendo de forma exagerada e as folhas ficam claras e grandes.
Iluminação
deficiente e excesso de nitrogênio
Colocar em local onde a incidência de luz solar se faça diretamente sobre as folhas por um período maior.
As folhas ficam amareladas, dobram-se e murcham.
Excesso de calorMude o local por um mais ventilado e fresco.
Sobre minhas folhas existe um pó branco, parecido com sal.
Acumulo de cálcio e sais, da água da rega, sobre as folhas.
Limpar as folhas com pano ou algodão embebido em um pouco de óleo vegetal.
Minhas Raízes estão saindo pelos buracos de drenagem.
Vaso pequeno.
Periodicamente é necessário trocar a terra dos bonsai e podar as raízes. Faça isto no período e na freqüência correta. Ver GUIA DE CUIDADOS.
Minhas folhas estão furadas, raspadas e com rastros líquidos.Ataque de Lesmas.Retire e mate as lesmas durante a noite. Faça uma armadilha com um copo de cerveja perto do vaso. Elas irão beber e se afogar. 
Minhas folhas estão com manchas coloridas pequenas. Elas murcham e morrem depois de um tempo.Ataque de Fungos.Destrua as folhas infectadas e não molhe as folhas nas regas. Diminua a freqüência das regas e coloque a planta em local bem arejado. 
Minhas folhas estão dobrando e minhas flores estão feias. Não estou crescendo. 
Ataque de ácaros.
Lavar a parte aérea do bonsai com água morna ( Use chuveirinho do Banheiro).
Aplicar inseticida adequado. Procure orientação.
falecom@bonsaikai.com.br
Estou ficando feio, minhas folhas apresentam manchas brancas que posteriormente ficam amarelas. Teias de aranha estão entre os galhos.
Ataques de ácaros vermelhos ou verdes. 
Lavar a parte aérea do bonsai com água morna ( Use chuveirinho do Banheiro).
Aplicar inseticida adequado. Procure orientação.
falecom@bonsaikai.com.br
Minhas folhas estão com um liquido pegajoso.
Este liquido é excremento de insetos. Sinal de infestação.
Lave a parte aérea do Bonsai com água morna e detergente. enxágüe com água morna. Pulverizar com inseticida.
falecom@bonsaikai.com.brRetirado do site: www.bonsaikai.com.br

Seguem algumas dicas de como proceder com alguns probleminhas que temos com nossas plantas, espero que seja útil.
1. Sintomas: Folhagem murcha, terra seca.
• Causa: Falta de água
• Tratamento sugerido: Retire a planta do sol, vaporize a folhagem; depois de uma hora mergulhe a planta numa bacia molhando o substrato por imersão. Leve o bonsai para um local sombreado por alguns dias.
2. Sintomas: Folhagem que murcha seguidamente e terra que seca muito rápido ou escorre pelas bordas (água não penetra no solo).
• Causa: Excesso de raízes
• Tratamento sugerido: Troque a terra imediatamente. Pode as raízes e use um vaso um pouco maior se necessário. Vaporize a folhagem.
3. Sintomas: Folhas murchas e terra úmida
• Causa: Raízes apodrecidas
• Tratamento sugerido: Retire a planta do vaso, limpe as raízes com jato de água ou mergulhe repetidas vezes numa bacia d’água; corte as raízes apodrecidas. Reenvase em composto com muita areia.
4. Sintomas: Galho que muda subitamente de cor
• Causa: Vírus
• Tratamento sugerido: Corte as áreas afetadas, esterilize as ferramentas usadas de modo a não contaminar outras plantas.
5. Sintomas: Folhas e veios amarelados
• Causa: Deficiência mineral
• Tratamento sugerido: Aplique um fertilizante mineral que inclua ferro, manganês, zinco e magnésio
6. Sintomas: Topo do bonsai está com folhas queimadas e secas
• Causa: Sol muito forte
• Tratamento sugerido: Retire a planta do sol, levando-a para um local mais sombreado; vaporize água na folhagem.
7. Sintomas: Galhos baixos do bonsai estão secando, não desenvolvem folhas novas.
• Causa: Falta de sol (luminosidade) nos galhos inferiores
• Tratamento sugerido: Pode o topo do bonsai eliminando o excesso de folhas, gire o vaso de vez em quando, faça uma leve fertilização, mantenha o topo com pouca folhagem.
8. Sintomas: Coníferas com verde pálido, pouca brotação anual.
• Causa: Ácaros ou cochonilhas
• Tratamento sugerido: Aplique um inseticida mineral ou orgânico, pode os galhos com excesso de folhagem, coloque em local ensolarado.
9. Sintomas: Furo no tronco do bonsai
• Causa: Brocas
• Tratamento sugerido: Injete algum inseticida nos furos com uma seringa.
10. Sintomas: Tronco úmido, escuro e com limo.
• Causa: Excesso de água
• Tratamento sugerido: Lave com escova de dentes toda a região do tronco afetada, molhe somente a terra nas próximas vezes.
11. Sintomas: Limo em madeira morta
• Causa: Umidade
• Tratamento sugerido: Limpe com escova de dentes e aplique calda sulfocáustica com pincel pequeno.
12. Sintomas: Limo no vaso
• Causa: Algas
• Tratamento sugerido: Limpe o vaso com escovinha. Use uma solução de água sanitária (Tipo clorox) diluída; depois de seco o vaso, passe uma leve camada de óleo mineral.
13. Sintomas: Crosta branca no vaso e até na terra
• Causa: Depósito de sais minerais; pode ser duas as causas: água com excesso de cloro ou uso de adubo mineral com muita frequência.
• Tratamento sugerido: Limpe a crosta do vaso com escovinha, água e detergente; molhe a planta mergulhando-a numa bacia com água que cubra toda a terra do vaso por aproximadamente 1/2 hora.
14. Sintomas: Pó branco em folhas
• Causa: Míldio
• Tratamento sugerido: Tratar com fungicida (Tipo calda bordalesa) molhe somente a folhagem evitando molhar a terra; retire as folhas atacadas.
15. Sintomas: Folhas com pó cor de ferrugem
• Causa: Fungos
• Tratamento sugerido: Tratar com fungicida ( Tipo calda bordalesa ), molhe somente a folhagem evitando molhar a terra; retire as folhas atacadas.
16. Sintomas: Folhas novas muito maiores que as demais
• Causa: Excesso de nitrogênio
• Tratamento sugerido: Molhe bem o bonsai para remover o excesso de fertilizante, leve a planta para local ensolarado, remova as folhas indesejadas.
17. Sintomas: Folhas caem subitamente
• Causa: Choque de calor
• Tratamento sugerido: Leve a planta para local sombreado, vaporize a folhagem remanescente e molhe bem a terra.
18. Sintomas: Pouca brotação nova e pequena para o normal
• Causa: Excesso de raízes
• Tratamento sugerido: Reenvase a planta, podando as raízes, use um bom composto.
19. Sintomas: Mesmo sintoma apresentado no item anterior, mas a planta não apresenta excesso de raízes.
• Causa: Falta de Nitrogênio
• Tratamento sugerido: Fertilize levemente e mais seguido.
20. Sintomas: Escamas brancas nas folhas novas e brotos.
• Causa: Mosca branca
• Tratamento sugerido: Vaporize inseticida mineral ou orgânico.
21. Sintomas: Folhagem de crescimento alongado; folhas muito espaçadas, verde pálido.
• Causa: Luz insuficiente
• Tratamento sugerido: Mova a planta para local ensolarado aos poucos, podando o crescimento muito alongado.
22. Sintomas: Coníferas azuis que passam para verde
• Causa: Carência de magnésio
• Tratamento sugerido: Use adubo mineral completo. A cor azul se intensifica com o sol, verifique se a planta está em local adequado.
23. Sintomas: Árvore que não floresce
• Causa: Poda em época errada
• Tratamento sugerido: Se a planta já alcançou a idade de florescer a poda deve ser feita na Primavera somente depois de as flores murcharem e caírem. A poda anual muito profunda remove os botões florais; adube plantas que florescem com fosfato ( Farinha de osso ou adubo mineral no Outono).
24. Sintomas: Formigas andando por galhos e tronco
• Causa: Pulgões e cochonilhas
• Tratamento sugerido: Use inseticida orgânico ou mineral vaporizando a folhagem.
25. Sintomas: Novos brotos das folhagens não abrem
• Causa: Deficiência de fósforo
• Tratamento sugerido: Fertilize com farinha de osso ou adubo mineral tipo 4-10-8 ou similar
26. Sintomas: Flores que não abrem
• Causa: Deficiência de potássio
• Tratamento sugerido: Fertilize como no caso anterior.

Matéria retiradas do fórum do Bahia Bonsai Clube

Sem comentários:

Enviar um comentário